Voltar
SINPOLPI PARABENIZA OPERAÇÃO QUE DESARTICULOU CENTROS DE DROGAS NO LITORAL
Publicado em Dec. 5, 2025, 2:40 p.m.
Atualizado em Dec. 5, 2025, 4:07 p.m.
Operação integrada desmonta núcleos de distribuição ligados ao Comando Vermelho e causa um prejuízo estimado em R$ 50 milhões ao crime organizado no litoral piauiense.
O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (SINPOLPI) parabeniza os Oficiais Investigadores e demais equipes da Polícia Civil pela operação integrada que, entre os dias 3 e 4 de dezembro, desarticulou dois centros de distribuição de drogas nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio. A ação conjunta representou um dos maiores golpes recentes contra o tráfico no litoral, resultando na apreensão de grande quantidade de entorpecentes, materiais de preparo, instrumentos de fracionamento e na prisão de quatro suspeitos ligados a uma organização criminosa atuante na região.

Os imóveis, um localizado na área urbana do Município de Parnaíba, região Norte do Piauí, e outro na zona rural de Bom Princípio, funcionavam como pontos estratégicos da facção. Enquanto o centro na cidade abastecia bairros e áreas litorâneas, o espaço encontrado em Bom Princípio operava como o núcleo principal do esquema, onde a droga chegava em maior volume, era manipulada, prensada e preparada para distribuição.

De acordo com o Oficial Investigador Erick Augusto, que participou diretamente da operação, a ação demonstra impacto direto na segurança pública. “É de suma importância e grande relevância, principalmente pelo grande volume de drogas apreendido. Esse entorpecente estaria circulando durante o período de férias no fim do ano. Além do efeito direto na saúde pública, evitando que jovens tivessem acesso à droga, a operação representa um prejuízo que beira os 50 milhões de reais ao crime organizado. A população ganha segurança real pelo enfraquecimento das organizações criminosas no norte do estado", disse.

A operação foi fruto de uma investigação contínua e precisa. O trabalho ganhou robustez quando dados e informações obtidos durante as investigações foram integrados à Diretoria de Inteligência da Base da Planície Litorânea, permitindo localizar os esconderijos e órgãos logísticos da facção. “Foi um trabalho de primazia”, afirma Erick Augusto.
O ponto de Bom Princípio foi identificado como "núcleo principal" devido ao grande volume de entorpecentes e equipamentos encontrados. Segundo informações, não houve resistência durante o cumprimento dos mandados e supostamente apenas um dos presos possuía antecedentes criminais.

As equipes enfrentaram ainda, desafios intensos ao longo da ação. “Clima, sol escaldante, área de mata fechada, terreno irregular… Os Oficiais Investigadores percorreram hectares em busca dos esconderijos, demonstrando persistência, preparo físico, moral elevada e excelência no trabalho de inteligência”, destaca Erick.
A operação se estendeu por diversos bairros e duas cidades, exigindo coordenação exemplar. Segundo o investigador. “A integração entre inteligência, Seccionais e delegacias de Parnaíba foi preponderante, com participação complementar do DRACO”, disse.
O efeito da ação deve ser sentido imediatamente no litoral, especialmente durante o período de alta estação. “Provavelmente haverá desabastecimento. A operação altera de forma incisiva o fluxo de drogas na região”, explica.
O investigador reforça ainda que o êxito da operação só foi possível graças ao trabalho dos profissionais que atuaram diretamente no campo. “Toda a importância é deles. Foi graças ao trabalho dos Oficiais Investigadores que essa operação pôde ser realizada", comentou.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Piauí - SSP-PI, o delegado Charles Pessoa ressaltou o impacto estratégico das apreensões e o papel da inteligência policial durante a Operação. “Essas apreensões representam um duro golpe contra o tráfico que tenta usar o litoral e áreas rurais como pontos de armazenamento. Alcançar a marca de uma tonelada em dois dias evidencia a força do nosso trabalho integrado, que combina investigação, monitoramento e ação rápida”, finalizou.
O SINPOLPI parabeniza cada policial civil envolvido, reconhecendo o comprometimento, a técnica e a coragem das equipes que enfrentam diariamente as organizações criminosas, mesmo diante de desafios complexos de logística, clima e risco operacional. A entidade reafirma sua defesa pela valorização da Polícia Civil e continuará lutando por melhores condições de trabalho e reconhecimento institucional para todos os seus profissionais.