Logo SINPOLPI

SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS
DE CARREIRA DO ESTADO DO PIAUÍ


Voltar

NOTA À CATEGORIA E À SOCIEDADE PIAUIENSE

Publicado em Jan. 8, 2026, 3:25 p.m.

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (SINPOLPI) informa que tomou ciência de uma representação judicial ajuizada pela Delegada Maria Robiane Nunes Belém contra esta entidade sindical. Também figuram no polo passivo da referida ação a Federação Interestadual de Policiais Civis do Nordeste (FEIPOL/NE), a Confederação dos Trabalhadores Policiais Civis do Brasil (COBRAPOL) e um veículo de comunicação, o JT News – Portal de Notícias, que divulgou matéria relacionada ao ato considerado ilegal e arbitrário.

O SINPOLPI reafirma, de forma clara e objetiva, que não se deixará intimidar por qualquer tentativa de silenciamento, censura ou constrangimento às entidades sindicais, tampouco aceitará ações que visem dificultar o pleno exercício de suas atribuições constitucionais e legais, especialmente aquelas voltadas à defesa dos direitos, garantias e prerrogativas dos Oficiais Investigadores de Polícia, inclusive no combate a práticas de assédio no âmbito da instituição.

A referida ação judicial representa uma tentativa inequívoca de intimidação, que não prosperará. O SINPOLPI seguirá firme no cumprimento de seu papel institucional, mantendo-se vigilante e atuante na proteção da categoria. Todo e qualquer agente público que atentar contra os direitos dos Oficiais Investigadores terá seus atos devidamente publicizados, para que a categoria e a sociedade piauiense tenham pleno conhecimento de eventuais condutas ilegais, abusivas ou arbitrárias.

Por fim, o SINPOLPI reafirma sua plena confiança no Poder Judiciário piauiense e brasileiro, certo de que a legalidade, a liberdade sindical e os princípios do Estado Democrático de Direito prevalecerão.