Voltar
ESCLARECIMENTO SOBRE REGISTRO SINDICAL DO SINPOLPI
Publicado em Oct. 20, 2025, 1:19 p.m.
Atualizado em Oct. 20, 2025, 1:21 p.m.
O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (SINPOLPI) vem a público esclarecer informações veiculadas nesta segunda-feira (20) por um meio de comunicação piauiense, que noticiou o suposto cancelamento do registro sindical da entidade pelo Ministério do Trabalho.
O SINPOLPI informa que a notícia não procede. A Carta Sindical atualmente vigente, emitida em 2009, permanece ativa e regular junto ao Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES) do Ministério do Trabalho.
O que ocorreu, na verdade, foi uma atualização administrativa realizada pelo próprio Ministério do Trabalho, que está eliminando do sistema registros antigos e inativos para evitar duplicidade de cadastros. No caso do SINPOLPI, o registro referente ao ano de 1989, anterior à atual Carta Sindical, foi formalmente cancelado — o que não afeta de forma alguma a validade e a legitimidade da Carta Sindical de 2009, atualmente em vigor.
O SINPOLPI reforça que está com seu cadastro ativo no órgão competente e continua desempenhando normalmente suas atividades de representação dos policiais civis de carreira do Estado do Piauí, incluindo Oficiais Investigadores de Polícia e peritos criminais.
A atual diretoria destaca ainda que a falta de transições administrativas adequadas em gestões passadas contribuiu para situações como essa. Por isso, o sindicato promoveu a reforma de seu Estatuto, com o objetivo de garantir transparência, continuidade e segurança jurídica para as futuras gestões.
O SINPOLPI reafirma seu compromisso com a verdade, a legalidade e a defesa dos direitos da categoria policial civil piauiense.
SINPOLPI- Protegendo quem nos protege.